Hoje assistimos mais uma ver à cena do supermercado. Interessante de ver o esforço em mudar os apontamentos da última aula. Isso é bom. Contudo viu-se que, apesar desse esforço, não houve trabalho. No sentido artesanal da coisa mesmo. Isso é interessante. Desde que comecei com teatro, as pessoas a quem eu admirava, e continuo a admirar, diziam que o ofício do ator é similar ao do sapateiro. Por ser artesanal e requerer uma dedicação integral. É próximo sim, quando bem realizado, de uma relação religiosa com a vida. No sentido de uma busca de totalidade, de doar-se integralmente àquilo que se faz. Ao trabalho em si.
Nesse sentido a cena peca pois não há essa procura ainda. Esse fogo de investigar mais a fundo o que está por trás das ações e que ironicamente é fundamental ao que está à frente delas.
Cuidado.
Há capacidade no ator, como, aliás, na turma toda, sem dúvida (pra que ninguém diga que eu não elogio), contudo, talento não garante qualidade. Garante apenas uma espécie de facilidade invejável de alguém realizar uma atividade. Mas ele em si não é muito. O trabalho ainda é a grande força produtora e é nele que devemos confiar.
Claro que inspiração é importante e que momentos geniais acontecem. Eu sei. Mas nenhum grande artista ficou a cargo deles e, mesmo que haja havido um ou outro gênio desse gabarito, não parece confiável acreditar-se o próximo. Picasso pintava todos os dias para não ficar à mercê da inspiração. Se vier, ok. Se não... aperfeiçoei-me tecnicamente. Stanis recomenda treinos frequentes ao ator como todos os outros mestres recomendam aos seus discípulos em suas áreas.
Resumindo, é importante valorizar o trabalho e deixar o talento manifestar-se quando puder ou quiser, mas sem se deixar escravizar por ele. Esse trabalho liberta, mas, o talento, sozinho, à sua própria sorte, pode ser, com o tempo, sua pior prisão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

2 comentários:
Depois ainda me perguntam por que eu brado, a plenos pulmões, por todo o Conservatório:
DIRCEU!
DIRCEU!
DIRCEU!
vc não vale nada, cara.
e isso é ótimo.
Postar um comentário